A temperatura usual para sauna a vapor é de 40 a 50ºC, e o ideal fica entre 40 e 45º C. Para sauna seca a temperatura é de 60 a 80ºC, e o ideal de 60ºC.

Benefícios Proporcionados Pelo uso Habitual da Sauna:

Se como em todo o tratamento físico, se praticar seguindo as normas e com assiduidade:

– Eliminação de toxinas do corpo, através do suor;

– Aumento da temperatura interna, verificando-se os efeitos positivos da chamada “FEBRE CURATIVA”;

– Purificação da pele;

– Estimulação da pressão sanguínea;

– Ação curativa sobre doenças reumáticas, artroses, etc;

-Eliminação de ácido lácteo e de ácido úrico;

– Prevenção de doenças e fortalecimento do corpo em geral;

– Distensão e descontração física e psíquica. Combate o stress;

– Sedativo apropriado para pessoas com insônias;

– Purificação das vias respiratórias (indicada para fumadores assíduos).

Sugestões:

– Sessões: O ideal é duas sessões por semana já que os efeitos do banho sauna permanecem por cerca de três dias. Não é indicado ultrapassar três sessões por semana;

– Alimentação: Como se eliminam muitos sais do organismo devido ao suor intenso, é indicado ingerir comida com mais sal, depois de cada sessão;

– Bebidas: Numa sessão de sauna perde-se de 0,5Kg a 2,5Kg de peso, por eliminação de gorduras e líquidos do corpo. É importante criar o hábito de ingerir sucos ou bebidas não alcoólicas, depois da sauna.

Contra-Indicações:

– Não realizar uma sessão de sauna durante a digestão, período de gestação ou menstruação;

– É contra-indicada para pessoas com deficiências cardíacas graves e problemas no sistema circulatório;

– Não é aconselhável para pessoas que sofram de hipotensão (tensão baixa);

– Não é aconselhável para pessoas que sofram de arteriosclerose;

– Não use a sauna se tiver qualquer doença contagiosa.

Normas de Uso da Sauna:

– É importante ter feito a digestão e de preferência entrar com os intestinos e bexiga vazios;

– Use sempre uma toalha entre a pele e a madeira da cabina;

– Retire do corpo todos os objetos metálicos;

– Na cabina deve entrar descalço. O uso de chinelos é obrigatório no vestiário/balneário;

– Não coloque nada sobre as pedras peridotitas do aquecedor, nem deite mais que duas colheres de água sobre elas, porque sendo a sauna um banho de calor seco não está preparada para produzir vapor em contínuo;

– Mantenha sempre o cesto com água e ao nível do solo;

– Mantenha a porta da cabina sempre fechada;

Forma Correta de Tomar Banho de Sauna:

– Comece por tomar um duche para abrir os poros, retirando do corpo quaisquer cremes ou maquiagem;

– De seguida, e antes de entrar na sauna, seque a pele para deixar os poros livres e poder suar melhor;

– Dentro da sauna, quanto mais alta for a sua posição mais alta será a temperatura. Se você deitar, a temperatura será mais uniforme em todo o corpo;

– Intercale uma toalha entre o corpo e a madeira dos bancos para evitar a sensação de queimadura e o escurecimento da madeira da sauna;

– Permaneça de 10 a 15 minutos, não esquecendo nunca que caso sinta qualquer má disposição ou sensação de agonia, deve sair imediatamente;

– Respire pela boca para não ressecar as fossas nasais. Se se sentir sufocado, deite duas colheres de água sobre as pedras peridotitas do aquecedor, conseguindo assim uma sensação especial sobre a pele, devido ao aumento da umidade, seguindo-se um aumento da temperatura.

– Saia da sauna e entre rapidamente num duche de água fria, começando por refrescar os pés e subindo gradualmente por todo o corpo até chegar à cabeça.

– Saia do duche, seque o corpo e entre de novo na sauna, se quiser intercale um breve descanso;

– Saia da sauna e tome novo duche frio;

– Seque o corpo e faça uma sessão de relax de 15 a 20 minutos, abrigando-se um pouco para evitar resfriados, porque o corpo ainda transpira;

– É muito importante este descanso para acostumar o organismo à situação inicial;

– Finalmente, tome um duche e vista-se.

ATENÇÃO:
O banho de sauna é uma terapia de relaxação e deve produzir bem-estar físico e mental. Assim, a sauna não deve ser tomada com pressa, nem se devem omitir os passos atrás mencionados, visto que os benefícios serão nulos ou mínimos.

Considerações Específicas:

– Se realizou algum exercício físico, não deve entrar na sauna sem ter descansado primeiro;

– Não ingerir bebidas alcoólicas durante a sessão;

– Se não sentir necessidade, não deve sair da sauna antes do tempo previsto, pois tal impedi-lo-á de receber os efeitos de modo correto;

– Se tiver sensação de agonia, deve interromper a sessão;

– Cada pessoa sentirá necessidade de sair da sauna em distintos intervalos de tempo. Além disso, a mesma pessoa, em momentos distintos, aguentará mais ou menos tempo, consoante o estado do seu sistema nervoso e metabólico. Por isso, não é indicado marcar-se um tempo determinado de exposição na sauna, nem generalizá-lo para diferentes pessoas ou momentos;

– A sauna não desidrata, unicamente reduz o nível de umidade corporal de forma temporária.

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